terça-feira, 1 de setembro de 2015

Livros que estou a ler

1) Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões contados às crianças e lembradas ao povo


Título: Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões contados às crianças e lembradas ao povo
Autor: João de Barros
Ilustrações: André Letria
Editora: Marcador
Páginas: 133
Género: (Em falta)

Sinopse:  "Era uma vez um povo de marinheiros e de heróis, o povo português, o nosso povo, que já lá vão muitos anos - mais de quatrocentos - quis descobrir o caminho marítimo para a Índia. A Índia aparecia então, aos olhos de todos os Europeus, como terra de esplendor e de riqueza, que todos os homens desejavam, mas onde era difícil, quase impossível chegar.

Quatro pequenos navios - tão pequenos sobre o imenso, ignorado Oceano! - Quatro naus comandadas pelo grande capitão Vasco da Gama lançaram-se através do Atlântico, só conhecido até ao Cabo da Boa Esperança, dobraram esse Cabo e puseram-se de vela para a região que demandavam.

O vento era brando, o mar sereno. Até então a viagem correra sossegada. Mas os perigos seriam constantes, a travessia arriscada, a viagem longa. E ninguém sabia ao certo o rumo a seguir, pois nunca outra gente se atrevera sequer a tentar tão comprida e custosa navegação

Só a coragem e a audácia dos Portugueses seria capaz da proeza heróica!"


Assim inicia João de Barros a sua adaptação em prosa de Os Lusíadas, o poema épico português. Nesta obra, o autor condensa e simplifica a leitura dessa joia de literatura nacional, tornando-a acessível a um público mais jovem, mas interessado em conhecer a sua História e as suas Origens.




Eu comprei este livro, em 2012, com o dinheiro que ganhei num concurso de desenho a nível regional, fiquei em 3º lugar, por isso recebi um cheque da Fnac com uma quantia, e decidi gastá-la em livros. Nesse dia, vi a bibliotecária da minha escola, e ela aconselhou-me os livros que deveria ler. Comprei-o. Passados 3 anos parado, decidi pegar nele e para além de o ler para mim estou a ler também para a minha irmã - o Plano Nacional de Leitura, aconselha-o quando ela tiver mais um ano, mas eu não vou esperar e já lhe comecei a ler (Qual é a diferença?). Eu li este ano Os Lusíadas (este ano letivo irei dá-lo outra vez - os programas mudaram - só que mais complexo, também para mim não é um grande problema, porque eu adoro Os Lusíadas, eu adoro Camões - temos uma forte ligação juro. O ano passado não era obrigada a lê-lo mas assim o quis e não me arrependi, foram os melhores momentos de leitura. Por isso, a opinião d' Os Lusíadas de Camões só a farei talvez para o próximo ano). Já comecei a ler este livro de João de Barros, e tenho a dizer que a linguagem é mesmo destinada às pessoas acima indicadas no título, é uma linguagem muito simples e fácil. Creio que se começassem por este pequenino livro, perceberiam melhor depois Os Lusíadas. Pelo que já li, parece tratar-se de um pequenino resumo numa linguagem informal, para dar a conhecer pelo menos a história d' Os Lusíadas (que toda a gente deveria ler a propósito) e dar uma ajudinha a entender o próprio. Não se trata de uma obra de génio. Vou na página 62, e para já esse aspeto está bastante presente, para quem já leu Os Lusíadas, mas penso que para quem nunca leu está aqui uma fantástica obra.

Sem comentários:

Enviar um comentário