Não posso negar, que demorei muito tempo a ler este livro (fiquei doente muitas vezes, e como tal, o apetite para a leitura era muito reduzido), mas quando melhorei, melhor era impossível.
Eu acho que embora só tenha lido este livro do Jonathan Swift, considero-o um génio e espero ler muito mais dele.
Bem, falando do livro, a personagem principal chama-se Gulliver, um jovem cirurgião que após a morte do chefe se aventura pelos mares, e a partir daqui começam as famosas Aventuras de Gulliver. Este mesmo passa por vários naufrágios e "yáhus" que não o entendem, por isso, acaba sempre em ilhas desconhecidas, onde vai encontrar diferentes habitantes, diferentes pensamentos, diferentes modos de viver, enfim... Acontece algo, volta para a sua pátria - Inglaterra - e passados poucos meses mete-se outra vez num navio que outra vez o vai levar para outra variada ilha. Este livro é um enorme clássico, que pode ser interpretado de duas maneiras consoante a idade do leitor:
- se for uma criança, vai achar este livro cheio de fantasias e aventuras que os vão motivar a leitura;
- se for um adulto, vai perceber a mensagem que o escritor pretende transmitir com este livro: criticar o modo de vida europeu - principalmente inglês. Através desta sátira muito bem disfarçada, reparamos que é uma obra intemporal, e muito do que acontecia no séc. XVIII continua hoje em dia, o que é de fato fascinante.
É uma leitura viciante, com muitas questões filosóficas que nos fazem pensar no bem e no mal, no correcto e no incorrecto, em várias questões portanto... O que Gulliver sente é-nos transmitido, e isto, apenas por Jonathan Swift ser de facto um escritor geneal.
O que acharam deste livro? Concordam com o que disse sobre o mesmo?
Classificação: 5/5
Sem comentários:
Enviar um comentário