sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Alice no País das Maravilhas - Opinião


A edição que eu tenho deste livro, é uma edição que já não se encontra no mercado, não tem ilustrações, nem explicações, somente a sinopse, alguma informação sobre o autor e o texto. 

Então, este livro conta a história de uma rapariga de 10 anos, que se chama Alice, ela cai num sonho (que não se apercebe até ao final) e o Coelho Branco passa por ela muito atrasado, ela segue-o pela toca abaixo e após muito tempo chega a um novo lugar. Ela aí vai passar as maiores aventuras da sua vida, e vai crescer imenso como também diminuir de tamanho até acordar. É uma história non-sense, pelo qual nada disto faz sentido, até ao fim quando ela acorda do sonho e o compartilha com a irmã, que, mais tarde vai sonhar com ele, só que de uma maneira muito mais adulta e sempre que se lembrar deste sonho vai também lembrar-se da sua irmãzinha que embora já tenha crescido continua ingénua.

É uma história para todas as idades, para as crianças uma história infantil, mas, para os adultos uma história cheia de metáforas e simbologia, que só estes conseguiriam decifrar. A imagem acima, é uma edição em inglês com todas as obras do Lewis Carroll, e para além se ser muito muito linda, introduz-nos no tempo cronológico, explicando como era a era vitoriana. Trata-se de uma edição comentada, e, por isso, facilita-nos muito a compreensão de todas as metáforas e trocadilhos que só naquela época (1865) se conseguiriam decifrar sozinhos. Ri-me muito durante este livro, porque o autor joga muito com as palavras homófonas e mesmo algumas das frases com que faz trocadilhos.


É uma leitura muito rápida e de extremamente fácil compreensão, se a entendermos como uma literatura infantil e divertida. 
É uma leitura mais séria (afinal, é um clássico!), se o objetivo for uma leitura adulta, e só conseguimos isso com uma edição de uma grande qualidade explicativa.

Como eu tinha feito um pouco de pesquisa antes e depois, deu para entender um pouco das metáforas (não tudo) mas um pouco, e tenho de confessar que gostei muito, foi uma leitura bastante fluída, que espero reler (como também espero ler a continuação - Alice do Outro Lado do Espelho) quando tiver a edição das Barnes & Nobel Leatherbound (estou apaixonada por esta coleção).

Já leram este livro? Gostaram tanto como eu?

Classificação: 5/5

Sem comentários:

Enviar um comentário